o desenvolvimento tecnológico e os avanços tecnológicos estão mesmo a deixar a sua empresa para trás

Os avanços tecnológicos estão a deixar a sua empresa para trás, e estes são os motivos:

Poderia terminar este artigo em poucas palavras, e dizer apenas o óbvio: os avanços tecnológicos estão a fazer com que as necessidades evoluam, e criem-se novas demandas para que preencham as necessidades que surgiram recentemente.

(Mas serei breve, eu prometo)…

Tal como sabe, a cada produto ou tecnologia nova a surgir, os preços do mercado em que estiverem inseridas tendem a baixar para que consigam competir com tecnologias inovadoras.

Estudos indicam que metade do que sabemos e temos hoje, não será útil, ou perderá o valor total, em menos de 10 anos.

Isso quer dizer que:

Se a tecnologia ou métodos de resolução de problemas que usas hoje foram ‘quentes’ há 10 ou mais anos, há grandes chances de já não estar a fazer o seu trabalho no seu potencial total.

E quanto mais anos se passarem, menos em condições de atender as necessidades do mercado você terá.

Uma solução inesperada aparece:

Todos nós enfrentamos tempos difíceis, naturalmente, e o desejo de qualquer gestor é de arranjar soluções urgentes para que tudo seja ultrapassado.

Há uma expressão grega: Deus Ex Machina, ou, Deus das Máquinas em português, que explica como uma solução aparece inesperadamente quando a situação está apertada (tal como vemos nos filmes).

Ou seja, aquele que aparece do nada, e resolve o conflito presente (mas que não resolve a história toda. Esse nome surgiu dos teatros gregos, dos momentos em que uma máquina presente no palco descia uma deusa ou um deus para resolver os conflitos das tragédias que se encontravam no palco.

hércules no topo de uma montanha

Isto pode ser o caso da sua empresa, só que, nesse caso, o Deus das Máquinas deve ser você mesmo. Precisas de ser a solução inesperada para a sua empresa (tal como um penalti em um jogo de futebol em que perto dos 90 minutos o jogo está empatado).

Porém…

A solução apenas aparece quando é criada (meio óbvio, mas sim…). Precisas de juntar as tuas ideias, até as mais improváveis de acontecer, e dar vida a elas.

Visite a página dos nossos serviços, e escolha o que melhor lhe servir

As grandes criações que vimos durante as últimas décadas, são frutos de ideias que tiveram um sopro de vida. E juntando as mentes mais criativas, férteis e sonhadoras, grandes ou geniais ideias poderão vir dali.

E só assim o Deus das Máquinas vai surgir (Vai-te a eles, campeão…!)

Como acompanhar o desenvolvimento tecnológico, e as tecnologias inovadoras?

Atenção às mudanças

Penso que estar sempre atendo à pequenas mudanças do do mercado (não importa qual) e adaptar-se à mudança o mais cedo possível pode ser um bom início para o acompanhamento.

Vê o exemplo do Ubber, por exemplo, eles mudaram por completo o mercado de táxis de uma maneira inesperada. Isso só aconteceu porque viram que os smarphones estavam a ganhar espaços no mercado.

Caso não conheças, a Ubber é uma empresa que possibilita os condutores de carros próprios ganharem dinheiro a levar pessoas que solicitam por um a viagem de carro para qualquer lugar.

Não tenha medo de inovar

O medo de inovar fará com que estejas confortável no que és e fazes actualmente, ignorando a evolução do mercado.

Como disse anteriormente, as necessidades das pessoas estão a tornar-se mais específicas e estão a evoluir. Ninguém vai querer um serviço que já não resolve problemas com a eficácia dos serviços que hoje surgem.

A preocupação de estar a perder gás por causa dos avanços tecnológicos é legitima, e entendo. Mas são os mesmo avanços tecnológicos que o farão ganhar competência e conhecimento na sua área.

Parece que não precisa mais do que o necessário

Parece pouca coisa, e é realmente, mas é tudo o que precisas para que sentes e pense em como podes criar a próxima grande ideia.

Não há textos que resumam isso de forma tão clara por aí… Então… Espero imenso ter ajudado.

Resumindo

Os avanços tecnológicos e ideias inovadoras que surgem nos tempos actuais são nada mais do que a aplicação do que as pessoas atrás delas sonharam e fizeram acontecer.

Essas pessoas foram contra a maré, e viram uma oportunidade a brilhar para elas. E quando essa oportunidade não brilhava, elas simplesmente ignoraram o facto de ser um completo falhanço, e continuaram mesmo assim.

E essas ideias tornaram-se o Deus das Máquinas para os consumidores que hoje somos, para os problemas que hoje enfrentamos.

Então conte-me: Qual será o seu próximo passo?

Leave a Comment

pt_PTPortuguese
en_USEnglish pt_PTPortuguese