representação de umaideia para um aplicativo mobile

11 razões por que a sua ideia para um aplicativo mobile será um sucesso

Ideias têm sido cada vez mais vistas com um pé atrás, e uma ideia para uma aplicativo mobile não foge à excepção. Caso não tenhas ainda uma ideia, dê uma olhada neste artigo sobre motivos de desenvolver um aplicativo

Vivemos em uma época em que quase nada nos surpreende, nem mesmo as mais recentes tecnologias nos deixam de queixos caídos, simplesmente pelo facto de já termos vistos de tudo… Ou será que não?

Muito mais do que há anos atrás, estamos mais perto do futuro das maiores ficções cientificas que vimos quando pequenos. Mas não conseguimos, por mais avançados que estejamos, resolver os problemas mais pequenos na sociedade. São esses problemas que nos impedirão de chega realmente ao futuro da ficção cientifica cheio de tecnologias admiráveis e incríveis.

Podemos não ter uma ideia de um aplicativo futurista ou que virará as atenções do mundo para ela. Desde que essa ideia olhe para as pessoas que querem ter alguns dos seus problemas resolvidos, já é um indício de que a sua ideia de uma aplicativo mobile será um sucesso. Mas há mais indícios que indicam isso, naturalmente.

Diagnóstico e auditoria dos teus serviços

Tenha uma conversa aberta connosco sobre o rumo e o futuro da sua empresa. Serão feitas análises sobre o seu negócio ou projecto, e sobre como poderemos ajudar a alcançar os teus objectivos e sonhos.

Se pensas em criar um aplicativo mobile para um problema que identificaste, ou para alguns serviços da tua empresa, tenha a certeza de que já te completaste esses pontos abaixo:

1- Estudaste o funcionamento e necessidades do mercado

O primeiro ponto é essencial para o desenvolvimento de qualquer ideia, seja qual for ela. E se já o fizeste, óptimo!

O estudo das necessidades dos consumidores deve ser levado em conta por um simples factor já mencionado acima: há ainda problemas que precisam de ser resolvidos, e as pessoas estão a espera que alguém os resolva.

2- Tens a missão e visão bem definidas

Visão e missão são as minhas partes favoritas no mundo dos negócios, apenas por ser aquilo que te guia e e faz levantar da cama todos os dias.

A missão é a razão do por quê a empresa existe, e porquê que quer resolver os problemas daqueles que ela escolheu resolver (tal como: A nossa missão é de fazer aqueles que nunca puderam experimentar o vinho tinto, ter o prazer de o fazer).

E já a visão é o futuro da empresa, onde ela quer estar em um determinado tempo (tal como: 15 anos depois da criação da empresa, pretendemos estar entre a maior produtora de vinho em Angola)

3- Tens a certeza de que o produto é autêntico, e irá solucionar os problemas que propõe

A autenticidade torna o teu trabalho mais leve porque e o resultado do trabalho mais único. Quando somos autênticos com qualquer coisa, e em qualquer momento, criamos empatia com quem recebe a boa energia.

Quando te ofereces para resolver o problema do teu público alvo com autenticidade, arriscas-te a criar uma empatia importantíssima para a relação da sua empresa para os clientes.

4- Levaste a ideia para o papel

Tudo parece mais fácil quando está em nossa cabeça. Tanto que não faz tanto sentido quando está no papel, e o contacto que temos com a ideia é agora visual.

É materializando a ideia que podemos endireitar as falhas que a nossa mente não seria capaz de o fazer.

5- Partilhaste a ideia com o teu público alvo

Quem melhor para aprovar a tua ideia do que as prováveis pessoas que a vão usar? Leve trechos do que passaste ao papel e dê uma volta, fale com pessoas e anote o que elas acham do teu produto.

Agora que a ideia para um aplicativo já não é apenas mais uma ideia, tens feedback de quem poderá usar o aplicativo, e quem sabe pudeste também recolher os seus contactos para que eles concordem em sem testadores do seu produto quando estiver nas fases de lançamento.

6- Há um feedback positivo e críticas construtivas acerta da ideia

Saberás que estás num bom caminho quando as críticas que forem feitas pelo público alvo, parceiros ou família/amigos, forem construtivas, e o feedback positivo.

Esteja as atenções focadas em cada crítica que vier, tome nota, e faça as alterações que achar necessárias para aperfeiçoar ainda mais a sua ideia para um aplicativo mobile.

7- Estás decidido a tirar a ideia do papel e começar a construí-lo

A fase de loucos em qualquer projecto: o desenvolvimento de toda a ideia que montaste durante algum tempo.

O essencial para esta fase é estar preparado, e ter as coisas todas no lugar antes de começar a se mover, para não haver erros logo no princípio (só não te prepares demais até ao ponto de criar um ciclo infinito de preparação).

8- Definiste metas específicas para o desenvolvimento e lançamento do aplicativo

Definição de metas é tão importante quanto o desenvolvimento de ideias, ou até mesmo da construção de todo o aplicativo.

Definindo as metas e os objectivos específicos implicam jogar com aquilo que tens em mão, e não colocar expectativas irrealistas altas (ou baixas). Esses objectivos precisam de sem mensuráveis (algo que poderá ser facilmente medido) e divididos em pequenos fragmentos, mas ainda assim girando em torno de um objectivo principal (daí o termo específico)

9- Registaste a ideia e a marca, e estão agora estão protegidas

Há feedbacks positivos, há metas e objectivos específicos definidos, e tudo o resto necessário para andar rumo ao sucesso. O que falta?
Pois… Ideias são facilmente plagiadas ou até mesmo roubadas por espias ou funcionários maldosos, então, por favor, registe a sua marca e a sua ideia para não teres problemas com a justiça. Porque caso eles o façam primeiro, que será o plagiador és tu.

10- Encontraste os parceiros ou colaboradores ideais para levar o projecto a frente

Escolha as pessoas ideais que andarão consigo de mão dadas nas fases finais da construção do aplicativo mobile. Sejam eles investidores ou parceiros que ofereçam outros serviços em troca dos teus.

Seja qual for o caminho que escolheres, tenha a certeza de que irá ser de valor para a marca ou aplicativo. Afinal de contas, temos que escolher o melhor caminho para o que queremos, sempre!

11- Escolheste os desenvolvedores capazes de transformar a tua ideia em realidade

Burocracias resolvidas, hora de colocar a mão na massa. Escolha os melhores guerr– digo – desenvolvedores, e coloque na mesa toda a ideia para um aplicativo mobile que tiveste. E certifique-se de que esteja sempre presente durante a fase de desenvolvimento para ter a certeza de que a mensagem tenha sido passada correctamente.

Aí tens: As 11 razões por que a sua ideia para um aplicativo mobile será um sucesso. Se terminaste de ler o artigo, e já estás em fases avançadas do desenvolvimento da tua ideia, fantástico. Se não, assegura-te de que estás sempre no trilho certo e com os pés assentes no chão. Também são razões importantes para o sucesso do seu aplicativo. Abraços!

Leave a Comment

pt_PTPortuguese
en_USEnglish pt_PTPortuguese