negócios e o dia da terra

Por que o dia da terra te fará questionar tudo sobre negócios

Neste dia (22 de Abril) a terra celebra o seu aniversário, bem, não propriamente o aniversário. O dia da terra é um dia especialmente reservado para a educação e movimentos que têm em vista a protecção da terra nos aspectos ambientais, como:

  • Aquecimento global
  • Poluição plástica
  • Contaminação de águas
  • Animais em vias de extinção (E muitos outros problemas)

Neste movimento educacional e de alerta ao problema, se juntam muitas empresas ao redor do mundo. Sendo as intenções sinceras ou não, a terra e o meio ambiente agradece.

Caso esses movimentos educacionais de de alerta toquem o teu coração de empreendedor gestor ou empresário, saiba que há coisas que o Dia da Terra te fará questionar tudo sobre negócios (e ainda assim ter números positivos no balanço final das contas):

Lições que o Dia da Terra te ensinará sobre negócios

A terra é cheia de lições e inspirações, não importa em qual mercado ou área estás inserido. Tanto que artistas, músicos e até mesmo engenheiros inspirarão-se nas ocultas mensagens que a natureza enviava. Por exemplo:

  • Arte: A Noite Estrelada – Vincent van Gogh (Uma das pinturas mais coneituradas de sempre foi inspirada em belas noites estrelares)
  • Música: Biophilia – Bjork (Um álbum musical em que a sonoridade e temas musicais são baseados nos mais variados fenómenos naturais)
  • Engenharia: Painéis Girassolares – Massachusetts Institute of Technology (O painel solar que segue a posição do sol imita os movimentos da flor: Girassol)

Tu mesmo podes buscar inspirações e depois incentivar a empresa em que te encontras ou os teus colaboradores a iniciarem uma campanha que coloque o meio ambiente como o foco de tudo.

Já que devemos isso a terra que tanto nos acolheu. Portanto tudo o que devemos fazer é:

A responsabilidade social da sua empresa

A responsabilidade social da sua empresa é o primeiro ponto por uma simples razão: medidas que trazem culturas e hábitos saudáveis para a sociedade pode ser o início de uma mudança de mentalidade por parte de cada um tocado pelas palavras e comprometimento da sua empresa. Atenção: a responsabilidade social tem que partir de dentro da empresa para a sociedade.

Uma sociedade em que as pessoas se comprometam em criar e manter um ambiente social repleto de coisas boas, deve ser mais fácil de se convencer a olhar para o meio ambiente, não é verdade?

A responsabilidade ambiental da sua empresa

Diferente da responsabilidade social, a responsabilidade ambiental está focada em acções que a empresa tem que tomar para ajudar a proteger o meio ambiente ou até mesmo a evitar que outras empresas o prejudiquem.

O ambiente está completamente encostado à parede por causa das acções prejudiciais que o humano vem feito desde que descobriu o quão valiosa ela pode ser para os seus desejos e necessidade de posse de recursos (recursos que chegam a ser realmente desnecessário na maioria das vezes).

É responsabilidade tua ajudar contra a matança do planeta terra de formas cruéis.

Não estou a tentar dizer que não podemos abater árvores para produzir o papel. Apenas podemos: abater uma, e plantar tantas outras em lugares onde não há árvores.

A conexão de ideologia conservadoras entre a tua empresa e os clientes

As pessoas hoje estão cada vez mais ligadas aos movimentos de protecção ambienta (muitas delas tendo isso como uma filosofia de vida).

Pessoas tendem a seguir empresas cujo as suas ideologias estejam relacionadas umas às outras. E se a sua empresa se levantar e colocar o peito às balas em relação aos problemas ambientais, não só ganhará uma admiração de pessoas que seguem os mesmos ideais, como consequentemente poderá ganhar novos clientes (Está aqui a parte de ganhar dinheiro. Satisfeito agora?)

Penso que não preciso de escrever um resumo com mais de 20 palavras. Sabemos todos o que fazer, sempre soubemos. Então:
Vá lá fora e procure algo de errado que tu, a tua empresa ou até mesmo pessoas ao teu redor, podem resolver durante os próximos dias, meses ou anos.

Leave a Comment

pt_PTPortuguese
en_USEnglish pt_PTPortuguese